5 dicas fáceis para seu gráfico no Excel ficar lindo!

 
 
 
 

Oi pessoal, tudo bem?!

Hoje vou ensinar para vocês 5 dicas bem fáceis para fazer a “perfumaria” naquele seu relatório ou planilha sem graça. Quem trabalha ou tem que usar o Excel com frequência, sabe o quanto massante pode ser ter que olhar o dia inteiro para aquela coisa feia e sem graça! Mas como boa mulherzinha que sou, acho que não tem nada melhor do que olhar para coisas bonitas para se manter motivado e positivo. Por isso resolvi mostrar para vocês essas 5 dicas fáceis e rápidas para que os gráficos de vocês no Excel fiquem muito mais bonitos e gostosos de olhar!

1. Personalize nas cores e Fonte. Fuja dos modelos prontos do Excel! Personalizar as cores e fontes da sua preferência no gráfico é super fácil, e os modelos pré-existentes do Excel, além de serem cansativos e chatos, já deram o que tinha que dar, né?!

Você pode alterar as cores das categorias que você tem simplesmente clicando com o botão direito do mouse sob ela, e clicando sob o balde de tinta que aparece, onde aparecerão várias opções de cores para você.

Caso queira mais cores do que as disponíveis no excel, você também tem a opção de selecionar a cor que quiser pelo código RGB da mesma. No Excel em inglês, vá em [More Fill Colors] e selecione a aba [Custom].

Passo1

 (clique na imagem para ver maior)

Para alterar as fontes. basta selecionar e mudar a fonte, mas fique atento: Se a planilha será enviada ou compartilhada com outros usuários, e eles não tiverem na máquina deles a mesma fonte que você selecionou, o gráfico pode ficar pior do que era! Opte sempre por fontes padrão do seu sistema operacional, mas que sejam diferentes das que sempre usamos. Algumas sugestões são: Adobe Caslon Pro; Berlin Sans FB Demi; Century Gothic; Kokuza.

Agora, se somente você utiliza o arquivo, ou você pode compartilhar em formato de foto o gráfico com os demais, use e abuse das fontes diferentes!

2. Fuja dos fundos escuros. Fundos escuros são muito traiçoeiros, principalmente  quando você precisa de uma leitura rápida em um suporte luminoso (tela do computador). Minha recomendação para não errar é manter-se longe deles!

3. Destaque e centralize o Título. Gráficos são modos de facilitar a leitura de dados. Indicar claramente o que é aquilo, com certeza é essencial para a funcionalidade do seu gráfico. Minha dica é: Prefira usar fontes em Negrito e Pesadas no título e fontes leves nas legendas e números dos eixos.

4. Destaque e centralize as legendas. Muitas pessoas se esquecem que gráficos precisam de legendas. Mesmo que seja um gráfico simples, as legendas são sempre bem vindas, e deixá-las à mostra é essencial para um bom entendimento do que está sendo mostrado. Para destacá-las, não precisa colocar em negrito, mas aumentar o tamanho da fonte ajuda muito! Muitas vezes o tamanho está tão pequeninho que não conseguimos ler!

5. Arredonde as bordas e use a sombra. Dá um look totalmente diferente para o seu gráfico, além de ele ficar destacado, e estranhamente mais agradável de olhar. Para fazer isso, siga os passos abaixo:

 Para Arredondar as Bordas:

  • Selecione o gráfico inteiro e clique com o botão direito. Selecione a opção “Format chart area” ou “Formatar área do gráfico”.
  • À direita do seu Excel irá aparecer uma nova caixa de edição. No primeiro desenho, de um balde, selecione para expandir a opção de “Borda” ou “Border”, e no final da tela selecione “Rounded Corners” ou “Bordas Arredondas”

Passo5-graficos

(clique na imagem para ver maior)

Para Colocar Sombra:

  • Na mesma tela, selecione o botão com desenho de Polígono.
  • Expanda a caixa de “Shadow” ou “Sombra” e selecione a que melhor se aplica. A que eu mais gosto é a primeira, onde a sombra fica à direita inferior do Gráfico

Passo5-graficos_b

 

Abaixo você consegue ver como ficou o meu gráfico, com todas essas alterações que eu fiz. Os dados são fictícios, apenas criado para demonstração.

graficopronto7
(clique na imagem para ver maior)

Agora que você já conhece maneiras alternativas de configuração para que seu gráfico fique bonito, é só soltar a imaginação!

Se vocês gostarem desse tipo de post aqui no blog, me avisem nos comentários, posso dar mais dicas de como deixar sua planilha mais bonita, seus dados melhores dispostos, explicar sobre tabelas dinâmicas e por aí vai!

109
Gostar