Pré-escola para adultos, livros de colorir para adultos, diários e livros interativos – O que está acontecendo com a nossa geração?
Principalmente no final do dia, quando estou cansada, ao passear pela minha timeline do facebook ou do twitter, por diversas vezes tenho que voltar a barra de rolagem para ler ou ver uma foto que meu cérebro demorou alguns segundos para identificar que era algo interessante e que valesse a pena olhar, ao invés de ver.
A quantidade de informações que o cérebro da nossa geração processa por dia é infinitamente maior que a dos nossos pais, que tinham apenas alguns canais de TV aberta com alguns noticiários diários, e ainda tinham que ir até a banca para comprar o jornal caso quisessem ler mais notícias.
Com smartphones, tablets e smartwatches, cada vez mais baratos e acessíveis à toda população, não é de se se estranhar que a nossa geração recorra a recursos básicos da infância para conseguirem se livrar do stress e terem um tempo de “mente livre”. Não podemos beber álcool em excesso, comer nada em excesso, precisamos ser saudáveis e antenados. Nada mais fácil do que voltar a ser criança por algumas horas do dia para conseguirmos ter o tão necessário descanso das nossas mentes. A nossa geração criou artifícios que estão sendo cada vez mais praticados para ter um tempo para si mesmo, longe da tecnologia, dos feeds de notícias e de alarmes. É o “furgere urbem” moderno, que de maneira geral, busca remeter o adulto super conectado de hoje à sua infância de alguma maneira. Abaixo você encontra uma lista de links interessantes que encontrei sobre as diversas formas que as pessoas estão encontrando para alcançar esse objetivo:
1. Pré-Escola para adultos. No bairro do Brooklyn, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, a criativa Michele Joni criou uma pré-escola para adultos. Intitulada de “Master Mind”, a escola funciona algumas vezes por semana, e o objetivo é buscar o alívio do stress através de atividades que você fazia na pré-escola: atividades manuais, músicas, teatro de fantoches e brincadeiras. Segundo o site da escola, o objetivo é que você “reaprenda o básico e experiencie a mágica pela qual a vida realmente existe”. No site da pré escola você encontra informações completas do itinerário do curso, que tem duração de um mês. Embora o preço seja salgado, a escola está fazendo sucesso, e a notícia foi televisionada pela Fox news.
Imagem: Reprodução do site da Fox News.
2. Livros de colorir para adultos. Sobre os livros para colorir, que viraram febre, temos vários links, e o assunto já foi bem debatido em diversos lugares. Tem reportagem da Revista Época, tem postagem no blog Just Lia com a experiência pessoal dela também em vídeo, e diversas fotos de pessoas na sua e na minha timeline to Facebook ou do Instagram que compraram os livros. Todos deixam bem claro o quanto relaxante é se desligar de tudo e focar em uma atividade manual. A minha pergunta por pura curiosidade para os meninos e homens lendo esse post é: Vocês também querem livros para colorir com temas masculinos, tipo carros ou futebol, ou não se importam em colorir flores e temas principalmente femininos?
Imagem: Reprodução do JustLia.com
3. Diários e Livros Interativos. Diversos livros em formato de diário interativo foram lançados de 2014 para cá que estão fazendo bastante sucesso. Temos o Destrua esse Diário , o Listografia , O Livro do bem , e ainda o 1 Página de cada vez, entre vários outros parecidos. Todos eles me remetem aos caderninhos de enquetes que passávamos pela escola, ou pelos diários que fazíamos com infinitas colagens, perfumes, e tudo mais que achássemos interessante, de papel de bala até folha de árvores. O interessante aqui é que, o público alvo desses livros lançados hoje, não são mais somente os adolescentes, mas também os adultos. Aqui no canal da Ana Paula Buzzo, tem um vídeo bem legal onde ela mostra o review prático desses que eu citei acima, e muitos outros livros interativos.
Imagem: Reprodução do Borboletas na Carteira – Review completo do Listografia (versão em inglês do livro)
Não me baseei em nenhuma pesquisa ou dado cientifico para chegar às conclusões que escrevi aqui, embora essa reportagem da Revista Galileu , que traz algumas dicas de porque não se deve usar o celular no quarto e indica pesquisas de como isso afeta seu sono, endossa minha teoria que o sucesso dessas atividades lúdicas para adultos de hoje em dia são válvulas de escape anti-stress.
Mas isso tudo me faz pensar em uma coisa : e essa nova geração que já nasce com smartphones e tablets na mão, e que sabem usar um aplicativo antes mesmo de falar, vão fazer o que para descarregar o cérebro de tanta informação quando precisarem?!
Deixe nos comentários sua opinião!